OS PRIMEIROS PCQIS FORMADOS NO BRASIL

OS PRIMEIROS PCQIS FORMADOS NO BRASIL

Estes são os primeiros profissionais PCQIs (Preventive Control Qualified individual) formados no Brasil e aprovados para atenderem à legislação dos EUA sobre segurança dos Alimentos chamada FSMA-Food Safety Modernization Act, que entra em vigor em 16 de setembro de 2016 e afetará todas as empresas no mundo que exportam alimentos para aquele país. Entre os profissionais, somente dois deles são do nordeste: O Luis Fernando Mattos e a Ana Oliveira, ambos consultores em segurança de alimentos da Max Consulting.

 

FSMA, em português – Lei de Modernização em Segurança de Alimentos, é a reforma mais abrangente das leis Norte Americanas de segurança de alimentos em mais de 70 anos, e foi assinada pelo Presidente Obama em 4 de Janeiro de 2011. O objetivo é garantir que o fornecimento de alimentos dos EUA seja seguro, ampliando e modernizando as ações das empresas no sentido da prevenção eficaz.

Uma das regras que integram o FSMA exige que as empresas produtoras de alimentos tenham acompanhamento técnico de uma pessoa que tenha esta formação e possa atestar que o sistema de gestão cumpre os requisitos desta lei. Somente assim, a exportação aos EUA será aprovada. As empresas podem ter um colaborador certificado FSMA ou contratar um profissional terceirizado que tenha esta formação.

A MAX CONSULTING, que atua a mais de 10 anos prestando auditorias e consultorias em sistemas de segurança de alimentos, mantém-se constantemente atualizada e preparada para atender qualquer necessidade das empresas brasileiras ou exigências dos órgãos certificadores internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ZAP MAX