Planejar para quê?

Planejar para quê?

É comum as pessoas comentarem sobre uma empresa de sucesso assim:

“Ah, deu sorte, entrou no mercado na hora certa”;

“O mercado dela é muito promissor, por isso está dando certo”;

“Ela tem capital para investir. Se não fosse assim não teria sucesso”;

“Não tem concorrentes, e por isso, cresce”.

Na grande maioria das vezes, afirmações deste tipo estão repletas de “achismos” sem fundamentos sólidos e grande desconhecimento da realidade dos negócios bem-sucedidos. Com certeza, fatores como oportunidades, tipo de mercado, concorrência e capital afetam fortemente o sucesso de uma empresa.

Mas quantas empresas tinham todas estas condições favoráveis e não conseguiram se destacar ou até mesmo continuar existindo? Muitas!

Ao buscarmos outros fatores que diferenciam uma empresa da outra, vamos nos deparar com algumas ações, dentre muitas, que repetidas vezes encontramos em empresas de sucesso:

Estrutura organizacional bem definida,

Processos otimizados e padronizados;

Hierarquia e funções claras e adequadas;

Valorização dos colaboradores;

Respeito aos clientes;

Sistema de melhorias contínuas;

Boa condução dos líderes;

Visão clara dos caminhos a seguir.

Nestes últimos dois aspectos, relacionados à liderança e visão de negócios, existe uma ferramenta de gestão que une os dois: Planejamento Estratégico. Para entender melhor por que esta atividade empresarial tem impactos importantes no desempenho dos negócios, devemos saber quais os objetivos e motivos para implantação de um Planejamento Estratégico.

OBJETIVOS

Avaliar a posição atual da empresa como base para elevar a organização interna e o crescimento de vendas e mercado.

Viabilizar o aumento lucrativo da receita. Ou seja, não adianta somente elevar o faturamento é preciso qualidade na venda.

Identificar a melhor forma de se manter sustentável no futuro equilibrando os objetivos financeiros de curto prazo como os objetivos de longo prazo.

Criar condições de se antecipar aos movimentos e variáveis do ambiente externo.

Escolher as melhores oportunidades, objetivos e metas que dentre as muitas opções que a empresa visualiza.

 MOTIVOS

Alinhamento dos diversos setores ou departamentos com vistas a estabelecer prioridades nas decisões e dos rumos que a empresa deve seguir

Elevar a qualidade e segurança das informações sobre a empresa e sobre o ambiente externo

Destacar melhorias necessárias em diversos setores da empresa

Eleva a qualidade da gestão e a comunicação interna.

Aumentar as chances de sucesso do Negócio, principalmente em períodos de crise.

A grande maioria das empresas que passam a aplicar o Planejamento Estratégico afirma que conseguiram elevar a qualidade da gestão, reduzir os custos operacionais e elevar fortemente as vendas e rentabilidade dos negócios.

Conte com a Max Consulting nos ações de melhorias da sua empresa

Visando divulgar a real necessidade dos atuais requisitos da ISO 9001, versão 2015 e transmitir a experiência prática vivenciada em diversos projetos bem sucedidos de atualização e certificação, a MAX CONSULTING lança o curso online completo sobre o tem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ZAP MAX