Para construir uma vida que você se orgulha, faça estas 12 perguntas de Jeff Bezos

Para construir uma vida que você se orgulha, faça estas 12 perguntas de Jeff Bezos

O fundador e CEO da Amazon é conhecido por oferecer conselhos sábios. E neste discurso, ele foi bem generoso.

Jeff Bezos cometeu erros suficientes e viu sucesso suficiente que o qualifica para oferecer conselhos de todos os tipos. Alguns deles vieram de um discurso de formatura na Universidade de Princeton em 2010 . O discurso foi intitulado “Somos o que escolhemos” e distingue os dons que temos e as escolhas que fazemos.
Disse Bezos: “Quando você tem 80 anos, e reflete sobre a própria história de vida, a revelação mais significativa será sobre as escolhas que você fez.”
Conselhos valiosos se seguiram na forma de 12 perguntas que Bezos pediu a seu público para refletir profundamente para ajudá-los a construir uma grande história de vida. Aqui estão elas:

1. COMO VOCÊ USARÁ SEUS DONS?
Todos nós temos dons, sem exceção. Como você pode utilizar estes “superpoderes” para fazer o bem ao mundo?
Diferentes dons podem surgir em diferentes momentos. Meus dons de marketing e negócios me serviram bem por décadas, até que eu decidi usar outros para servir, tornando-me um orador e treinador. Eu encontrei a maior felicidade em usar meus dons para servir em algo maior do que eu.

2. QUAIS ESCOLHAS VOCÊ FARÁ NA VIDA?
Este é sobre ser intencional em sua vida, ou seja, quebrar padrões tóxicos e aceitar a responsabilidade pelos resultados. “Se você escolher não decidir, mesmo assim você ainda fez uma escolha”. Então viver no piloto automático não é uma opção. Decida colocar intenção em suas escolhas.

3. A INÉRCIA SERÁ O SEU GUIA OU VOCÊ SEGUIRÁ AS SUAS PAIXÕES?
Desengate seu “carro”. A estrada para o sucesso é pontilhada com muitos estacionamentos tentadores. Se você permanecer estacionado em algum, empurre-o para sair logo.
Eu já caí em um padrão corporativo confortável. As coisas estavam ficando fáceis, e aprender e crescer não era fácil. Eu estava encolhendo até perceber que estava prejudicando meus sonhos de empreendedorismo. Isso me arrancou da rotina.

4. VOCÊ SEGUIRÁ PADRÕES ESTABELECIDOS OU SERÁ ORIGINAL?
Eu não fiz tudo certo na minha carreira como chefe. Mas eu sei que quando dei aos funcionários o espaço, o incentivo e a segurança para trazerem seu pensamento original para a mesa (e gerenciando por objetivos ao contrário de supervisionar), vi suas asas se desenvolverem.
O mesmo ocorre com você, quanto se atreve a criar. Não precisa ser algo absolutamente único, mas que seja feito por você.

5. VOCÊ ESCOLHERÁ UMA VIDA DE TRANQUILIDADE OU UMA VIDA DE SERVIDÃO E AVENTURAS?
Mudar para uma vida de servidão não foi fácil. Eu tive que redefinir o que é o sucesso, repensar quanta riqueza ou renda eu realmente precisava ter e reavaliar o que significa viver confortavelmente. Enquanto os desafios que surgem com uma vida de servidão e aventura não são inconsequentes, eu não imagino outra maneira de ser nesta minha vida.

6. VOCÊ SOFRERÁ AS CRÍTICAS OU SEGUIRÁ SUAS CONVICÇÕES?
Você decide quem vai criticar você. Nem todas as críticas são criadas igualmente, mas algumas pessoas que fazem críticas não devem sequer conseguir um lugar na mesa.

7. VOCÊ VAI BLEFAR QUANDO ESTIVER ERRADO OU SE DESCULPAR E SEGUIR EM FRENTE?
O caminho mais rápido para se lamentar é deixar seu papel no conflito se estender. Eu nunca me arrependi de ser uma pessoa autêntica quando foi necessário.

8. VOCÊ VAI PROTEGER SEU CORAÇÃO CONTRA A REJEIÇÃO OU AGIR QUANDO SE APAIXONAR
Eu sei que a tentação de ser bajulador é alta, mas não deve manchar a sua verdade até este ponto.

9. VOCÊ VAI JOGAR PARA TER SEGURANÇA OU SERÁ UM POUCO DESCOLADO?
Você sabe aquele “buraco” que sente no estômago antes de tentar algo que te assusta? Esse sentimento não está aí para te assustar, e sim para dizer que algo deve valer a pena, senão você não sentiria coisa alguma.

10. QUANDO É DIFÍCIL, VOCÊ DESISTIRÁ OU SERÁ IMPLACÁVEL?
Uma pesquisa em psicologia da Universidade da Pensilvânia indica que a força mental, segundo os pesquisadores, é o fator mais importante para o sucesso. Acima até da inteligência. Ser persistente “paga a conta”.

11. VOCÊ SERÁ UM CÍNICO OU UM CONSTRUTOR?
Os cínicos perdem seu poder quando desafiados. Desafie-se a construir em vez de derrubar.

12. VOCÊ SERÁ ESPERTO ÀS CUSTAS DOS OUTROS, OU SERÁ GENTIL?
Não há nenhum valor que minha esposa e eu tentemos modelar mais para nosso filho do que gentileza. Por quê? Porque é o atributo positivo de moldagem do ambiente do qual todos os outros atributos positivos fluem.
Nós somos os editores da nossa própria história de vida. Nosso trabalho é construir os capítulos mais significativos que pudermos antes do “grande final”. Então, fique introspectivo agora para aproveitar sua retrospectiva mais tarde.

Artigo traduzido do site: https://www.inc.com
Autor: Scott Mautz Palestrante e autor, ‘Find the Fire’ e ‘Make it Matter’ @ scott_mautz
Título original: Jeff Bezos Says to Build a Life You’re Proud of, Ask These 12 Questions

Visando divulgar a real necessidade dos atuais requisitos da ISO 9001, versão 2015 e transmitir a experiência prática vivenciada em diversos projetos bem sucedidos de atualização e certificação, a MAX CONSULTING lança o curso online completo sobre o tem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ZAP MAX