top of page

REMOÇÃO DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS



O uso indiscriminado de agrotóxicos e a não observância dos períodos de carência faz com que alguns ingredientes ativos sejam detectados em concentrações acima do limite máximo de resíduo (LMR) em diversos alimentos.


Neste contexto, há uma necessidade de se estudar a dissipação de resíduos de agrotóxicos em alimentos em função da aplicação do produto comercial, bem como desenvolver estratégias para remoção ou redução de resíduos de agrotóxicos que permanecem nos alimentos, após a colheita.


Os tratamentos utilizando ozônio vêm sendo estudados como alternativa para descontaminação de alimentos, nos últimos anos, por apresentar uma série de vantagens como, por exemplo, o alto potencial de oxidação do ozônio mesmo em baixas concentrações.


O presente trabalho consta de três partes. Na primeira parte a técnica de extração sólido-líquido com partição em baixa temperatura (ESL/PBT) foi otimizada e validada para a determinação de difenoconazol em amostras de morango por cromatografia gasosa com detector por captura de elétrons (CG/DCE). O método apresentou valores de recuperação ≥ 98%, repetitividade com coeficientes de variação ≤ 15% e limite de detecção de 9,0 µg kg-1. O método foi aplicado para a determinação da dissipação de resíduos difenoconazol em morango após múltiplas aplicações do produto comercial.


Os resultados mostraram que ocorre uma dissipação rápida do fungicida, mas que a concentração residual aumenta após múltiplas aplicações. Na segunda parte deste trabalho, o efeito da aplicação de ozônio na redução de resíduos de difenoconazol em morango e a qualidade dos morangos ozonizados foram avaliados.


Morangos contaminados com o produto comercial contendo difenoconazol foram expostos ao gás ozônio, nas concentrações de 0,3, 0,6 e 0,8 mg L-1, durante 1 h. Os tratamentos com ozônio reduziram até 95% dos resíduos de difenoconazol nos morangos.


Clique aqui para baixar o arquivo completo.




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp_edited.png
bottom of page