top of page

Ozônio como agente fungicida e seu efeito na qualidade dos grãos de milho

Atualizado: 26 de out. de 2022



RESUMO


Os fungos são capazes de ocasionar sérios danos aos grãos durante o armazenamento, podendo comprometer as características organolépticas e nutritivas, bem como o aproveitamento industrial dos grãos e seus subprodutos.


Além disso, podem produzir micotoxinas que são metabólitos secundários potencialmente danosos à saúde humana e animal. Desta forma, é fundamental o controle de fungos nas unidades armazenadoras. Dentre as tecnologias apontadas como promissoras no controle de microrganismos, destaca-se a ozonização.


O ozônio é um poderoso agente oxidante que promove estresses oxidativos em células vivas e vem sendo indicado como alternativa no controle de microrganismos. No entanto, pouco se conhece a respeito do potencial desse gás como agente redutor de populações microbianas em milho armazenado.


Diante do exposto, objetivou-se com este trabalho determinar a concentração e o tempo de saturação do ozônio em massa de grãos de milho, definir o tempo de ozonização eficaz para a desinfecção microbiológica dos grãos, bem como avaliar o efeito da ozonização nas características físico-químicas do produto. Utilizou-se nos ensaios grãos de milho (Zea mays L.), com teor de água de 14,4% b.u., contendo 94 e 97% de infecção natural por Penicillium spp e Aspergillus spp, respectivamente.


Durante a ozonização, amostras de 2,0 kg de grãos foram acondicionadas em recipientes cilíndricos de PVC (19,3 x 23,0 cm). Para determinação da concentração e do tempo de saturação dos grãos de milho pelo ozônio, aplicou-se o gás na concentração de 2,14 mg L-1 e fluxo de 5,8 L min-1 . Considerou-se como tempo de saturação o momento a partir do qual os valores de concentração residual do ozônio se mantiveram praticamente constantes.


A concentração residual obtida neste ponto foi considerada como a concentração de saturação.


Foram estabelecidos cinco períodos de exposição ao ozônio, com a finalidade de Ozônio COMO AGENTE FUNGICIDA E SEU EFEITO NA QUALIDADE DOS GRÃOS DE MILHO


Clique aqui para baixar a pesquisa completa.




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp_edited.png
bottom of page